Não é minha intenção discorrer amplamente sobre essa região do Rio Grande do Norte, mas apenas deixar registrado sua importância para a História e Genealogia.
Atualmente a região compreende 24 municípios1- ACARI
2- BODÓ
3 - CAICÓ
4- CERRO CORÁ
5 - CARNAÚBA DOS DANTAS
6 -CRUZETA
7 - CURRAIS NOVOS
8 - EQUADOR
9 - FLORÃNIA
10 - JARDIM DE PIRANHAS
11- JARDIM DO SERIDÓ
12 - JUCURUTÚ
13 - LAGOA NOVA
14- OURO BRANCO
15 - PARELHAS
16 - SANTANA DO SERIDÓ
17 - SÃO FERNANDO
18 - SÃO JOÃO DO SABUGI
19 - SÃO JOSÉ DO SERIDÓ
20 - SÃO VICENTE
21 - SERRA NEGRA DO NORTE
22- TENENTE LAURENTINO CRUZ
23 - TIMBAÚBA DOS BATISTAS
24 - IPUEIRA
o SERIDÓ representa o berço de muitas das antigas famílias de colonizadores, por tal motivo vemos sua citação em muitas genealogias, como por exemplo dos descendentes de Tomaz de Araújo Pereira * , considerado o ADÃO DO SERIDÓ, já que deixou inúmeros descendentes, sendo fácil encontrar pessoas que descendem dele, muitas das vezes mais de uma vez, pois os enlaces genealógicos com outras famílias povoadoras do Seridó foram muitos (DANTAS CORRÊA, AZEVEDO MAIA, MEDEIROS E LOPES GALVÃO).
Convém ressaltar que a História aponta que além das relações de parentesco muita das vezes possuíam interesses comerciais comuns (CURRAIS DE GADO).
É importante destacar que antes da fixação desses colonizadores a Ribeira do Seridó era habitada pelos Canindés, Genipapo, Sucurus, Cariris e Pegas, os quais foram desalojados da região após a "Guerra dos Bárbaros" ** .
Os colonizadores do Seridó buscavam terras para a criação de gado, já que a partir de 1701 era proibida a criação de gado vacum a menos de 10 léguas do litoral, isso para proteger os engenhos e, consequentemente, não interferir na produção de cana de açúcar .
Assim, para seus currais os colonizadores do Seridó se apropriavam das terras antes pertencentes as populações étnicas acima citadas, sendo que alguns dos seus sobreviventes foram aldeados.
Exemplo disso, o que muita gente não sabe, é que os Sucurus e Canidés foram para Aldeia de Santo Antonio da Boa Vista (atual município de Solânea/PB), que registra a presença deles em pelo menos, em 1731, data constante nos mais antigos registros paroquiais que sobreviveram ao tempo (livros de Mamanguape) .
A rede familiar no Seridó é inegável.
Atualmente, graças aos testes de ancestralidade genética podemos afirmar que os laços familiares entre os colonizadores foram até maiores do que se pensava.
Neste aspecto, preciso lembrar que não só de colonizadores descende o povo do Seridó, mas também das populações indígenas que la habitavam antes da chegada daqueles.
Gosto da genealogia genética . Fiz testes em algumas empresas que apontam correspondência genética com pessoas do Seridó.
Todavia, até agora não consegui fazer nenhuma ligação de antepassados comuns.
Mas, não descarto que o vínculo seja não do colonizador, mas sim dos Sucurus ou Canindes , ja que esses foram para Solânea, justamente onde muitos de meus avoengos moravam.
Mas, necessário muito estudo para concluir afirmativamente algo nesse sentido.
Por enquanto, sei que tenho alguma ligação com o Seridó (eu e a maioria dos potiguares e paraibanos).
* - Nascido aproximadamente em 1701 em Viana do Castelo, Portugal e falecido em 1780.
** Pouco aparece nos livros de história. Foi uma serie conflitos e enfrentamentos entre os colonizadores e a população nativa (indígena)que durou quase setenta anos de 1650 a 1720) e que retardou a conquista das terras dos "sertões" pelos colonizadores.o
Nenhum comentário:
Postar um comentário