terça-feira, 28 de agosto de 2018

FAMÍLIA PEREIRA DO LAGO (VILA DO PRADO - BRAGA - PORTUGAL)

 Minhas pesquisas genealógicas começaram em 2001 e, desde aquela época, uma das primeiras descobertas que fiz dizia respeito aos meus bisavós maternos MANOEL PEREIRA GOMES e MARIA DAS MERCÊS BOTELHO DE MEDEIROS (ele português de Santa Eulália de Cabanellas - atual Villa Verde- Braga e ela da Vila da Lagoa, São Miguel, Açores)  .
A primeira certidão que obtive foi do casamento deles, realizado na cidade de Três Rios/Rj. Nela constava o nome dos pais dos nubentes. 
Ele, filho de JOSÉ CUSTÓDIO GOMES DE CARVALHO e de JOAQUINA PEREIRA DO LAGO, que se casaram em 17/06/1833 em Cabenellas .

Joaquina Pereira do Lago, minha trisavó, era filha de Antonio Francisco Pereira e Anna Lopes ou (Pereira do Lago) (vide postagem no blog).
Consta na certidão de casamento que foram dispensados do segundo e terceiro grau de consanguinidade .

Manoel PEREIRA GOMES

filho de JOAQUINA PEREIRA DO LAGO

neto materno de Antonio Francisco Pereira
                           Ana Lopes (ou Pereira do Lago) que eram primos

bisneto de José Lopes  e Rosa Francisca

trineto de Francisco Lopes e Maria Pereira (do Lago) nascida aproximadamente em 1685 em Barcelos/Portugal

Eu tinha informação de que Maria Pereira (do Lago)  era filha do padre Felix Pereira do Lago e de Maria Francisca, mas não tinha nenhum documento comprobatório. Só recentemente recebi gentilmente de Ricardo Bailly o documento de inquirição de gênere de Jerônimo Pereira do Lago, filho de Francisco Lopes e Maria Pereira, neto paterno de Francisco Lopes e Maria Pires e neto materno de Feliz Pereira do lago e Maria Francisca




Então, tetraneto do abade Felix de Araújo PEREIRA DO LAGO (nascido em 1649, batizado em 21/1/1649) e de  Maria Francisca (nascida em 1658, em Barcelos)

pentaneto de ALEXANDRE PEREIRA DO LAGO que foi ouvidor na Vila do Prado e Mariana Veloso (segundo Filgueiras gaYo, já no processo de inquirição de gênere de Felix, seu filho, aparece como Maria de Andrade)

hexaneto de Manoel Pereira do Lago e Placida Fragoso


Heptaneto de Antonio Pereira do Lago e Margarida Rebelo 

octaneto de Gaspar Pereira do Lago e Brites de Araujo. Diz  a Corografia Portugueza no 3.º tomo a fl. 617 que ele foi Ministro de grande reputaçam. Dezembargador na Caza da Supplicaçam e nella de Aggravos, Corregedor do Crime da corte; 

.


****O irmão do padre Felix, chamado capitão VICENTE PEREIRA DO LAGO ,que nasceu  por volta de 1650 ,veio para o Brasil em companhia do Marquez de Minas. Se casou com Angela de Souza em 1668. O casal teve 9 filhos,  deixou muitos descendentes na Bahia e em Minas Gerais. Muitos utilizam até hoje o SOUZA, materno.


No processo de Inquirição de Genere do Padre Felix , ele aparece como FELIX DE ARAUJO e não como FELIX DE ARAUJO PEREIRA DO LAGO ou como FELIX PEREIRA DO LAGO. l

Isso porque, ao que acreditam alguns, ele queria esconder sua origem judaica, tendo inclusive no processo dito que não descendia de mouros e nem de judeus. O processo é de 14/06/1672 de Braga.

Tive conhecimento, recentemente, um dos filhos de meus hexavós Francisco Lopes e Maria Pereira do Lago,  seria Miguel Lopes da Silva, que veio para o Brasil e se estabeleceu em Minas Gerais, pai de Jerônimo Pereira do Lago, que nasceu em 1753 em Lavras/MG. Mas, eu não tenho nenhuma prova documental a tal respeito.
Na verdade encontrei o registro dos filhos José Lopes, Manoel Lopes, Marianna, Maria e de um chamado Miguel, que pode ser este  Miguel Lopes da Silva, o que explica, em parte, minhas correspondências genéticas de ancestralidade com muitos mineiros. 

Enfim, a família deixou muitos descendentes, tanto aqui como em Portugal. Somos muitos.
      

3 comentários:

Davi Pereira do Lago disse...

Olá em nosso registro está assim:
Maria Pereira do Lago (filha do Padre Félix) casou-se com Francisco Lopes em 29 de setembro de 1704 em Freguesia de Cabanelas, Braga, Portugal, no Orago de Santa Eulália. Tiveram três filhos:
Maria, Ventura e
Miguel Lopes da Silva (1710).
Não há registro de um filho chamado José Lopes.

Sou Davi Pereira do Lago, meu contato: agendadavilago@gmail.com

isabel pinto disse...

Davi, então atualize seus registros!
Para sua informação o casal teve 10 filhos. Além dos três que vc cita tiveram Manoel, Custodia, Ana Maria, Jeronimo, José, Francisco e Antonio.
JOSÉ LOPES ou JOSÉ LOPES PEREIRA, meu pentavô, nasceu em 28/02/1718, em Santa Eulalia de Cabanelas. Casou com rosa Thereza em 18/11/1762 em Sana Eulalia.
Todos os registros estão disponiveis para consulta on line no familuy search.
Pesquise e, POR FAVOR, ATUALIZE SEUS DADOS.

Tiro ao Alvo disse...

Talvez tenha interesse para vocês:
Em 01/09/1774 foi baptizado em Árvore, Vila do Conde, Portugal, o menino Marcelino Xavier, filho de Maria Roza Pereira do Lago, solteira , filha de António Pereira do Lago e de sua mulher Luzia da Costa, da freguesia de Santa Maraia da Vila do Prado, arcebispado de Braga.
Pelo que entendi, a mãe da criança não morava em Árvore.