segunda-feira, 25 de junho de 2018

SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE- RN

Muitas das vezes em minhas pesquisas encontro documentos que são verdadeiras relíquias históricas por conterem informações que se perderam no tempo.
É o caso de um registro de terras, feito em 1857, que diz respeito à cidade de São José do Campestre, município localizado na microrregião da Borborema Potiguar e bem próximo da fronteira com o estado da Paraíba.
Trata-se do registro de terras feito por MANOEL NUNES DE OLIVEIRA e sua mulher UMBELINA MARIA DA CONCEIÇÃO, que declararam serem moradores do CAMPESTRE, do termo e Freguesia de Independência (antigo nome de Guarabira), e que eram senhores e possuidores de terras denominada LAGES, na freguesia de Araruna, termo de Bananeiras.
Sendo que ficavam " meia légua ao fundo do Rio Curimataú para o poente a contestar pelo Norte com terras de Joaquim Ancelmo e pelo sul com terras de Francisco Soares", que herdaram da falecida MARIA DO CARMO CAMPESTRE .
Vê-se assim que o lugar denominado "Campestre" já existia em 1857 e nele haviam moradores, sendo que a origem do nome muito provavelmente se originou do sobrenome da proprietária do local.
Pesquisei na internet e não achei nada a respeito. Toda a história "oficial" do município faz menção que a povoação do local começou a partir de 1890, ou seja, mais de 30 anos (no mínimo) após  seus primeiros moradores terem se fixado no local.
Não há registro nenhum sobre MARIA DO CARMO CAMPESTRE.  
  Abaixo o registro

3 comentários:

Unknown disse...

Minha família e de são José de campestre e gostaríamos de encontrar algum famíliar meus pais deixaram os meus avós aí família pereira nascimento moravam num sítio ao arredores de são José de campestre meu pai se chama José Pereira do Nascimento e minha mãe Rita Pereira do Nascimento família bem antiga aí meu telefone de contato é 0126496662994 este número também e do watzap moro em Inaciolândia Goiás gostaria de ajuda para encontrar meus avós ou tios gostaria muito pois meus pais já estão de idade avançada e o desejo deles encontrar alguém pra ter notícias obrigada

Edna Campigotto disse...

Meu avô materno era de são José de campestre. Ele se chamava Josué Fernandes Lima. Gostaria de saber notícias de pessoas com esses sobrenomes,pois podem ser meus parentes.Resido em Crato-CE.
Me chamo expedita Edna campigotto.
E-mail- ednacampigotto6319@gmail.com

negocioproprio disse...

Boa tarde, gostaria de saber sobre a família dos Bento Rodrigues que viviam ai por volta acredito de 1830 até os dias de hoje.