sábado, 5 de março de 2016

JOAQUINA PEREIRA DO LAGO

JOAQUINA PEREIRA DO LAGO (mãe de Manoel Pereira Gomes) nasceu no dia 20/06/1811, filha de Antonio Francisco Pereira e Ana Lopes (aparece nos registros tanto como ANA PEREIRA como ANA PEREIRA DO LAGO) do lugar das Eiras, freguesia de Santa Eulália de Cabanelas, Portugal. 


O casamento de ANTONIO FRANCISCO PEREIRA e ANA PEREIRA ocorreu em 18/11/1805 e foram dispensados do segundo e do terceiro grau de consanguinidade, significando que eram primos .


Avôs paternos Domingos Francisco e Urcéla Pereira do lugar da Santa da mesma freguesia. (Casamento em 5/10/1776).


Avôs maternos José Lopes e Rosa Francisca. Não encontrei o casamento deles nem o batismo de ANA, mas no batismo de JOSÉ (nascido em 14/10/1785), irmão de ANA, encontrei como avós pela parte paterna de Francisco Lopes e de Maria Pereira (do Lago) do mesmo lugar e pela materna de Custódio Martins e Marianna Domingos.



No registro consta que o padrinho por procuração foi o Abade Jerônimo Pereira do Lago que se fez representar pelo sobrinho Manoel, filho de Francisco Lopes (irmão de José Lopes) e Rosa Francisca e madrinha Maria, irmã do batizando José, filha de José Lopes e de Rosa Francisca, o que significa dizer que o todos eram da mesma família.

FRANCISCO LOPES E MARIA PEREIRA (DO LAGO) se casaram em 1704. 
Filhos:  José Lopes, Francisco Lopes, Marianna (03/09/1705), Maria (1706) e Miguel.


                                                                       

Nenhum comentário: