terça-feira, 6 de maio de 2008

FAMÍLIA COSTA

A família COSTA que busco teve origem no Brejo Paraibano, mas se espalhou pela Borborema Potiguar, especialmente na cidade de Santa Cruz.

MANOEL NORBERTO DA COSTA, faleceu aproximadamente em 1942 em Santa Cruz, foi casado com JOAQUINA EUSTAQUILINA DE OLIVEIRA ( casamento feito por volta de 1881).
Tiveram os seguintes filhos -
1) Jose Norberto da Costa, nascido em 1884 e falecido em 27.04.1933. Casado com Maria Cesina ( descendentes desconhecidos)
e com SEBASTIANA PINTO DE SOUZA ( este casamento foi feito em 7.11.1920. Tiveram os seguintes filhos
1.1 - Manoel Costa ( nascido em 27.06.21) - Não encontrei maiores dados.
1.2 - Rita Pinto da Costa casada com Francisco Alves da Silva ( tenho descendentes)
1.3 - Emídio Pinto da Costa ( não tenho dados)
1.4 - Vitoriano Pinto da Costa ( idem)
1.5 - Ana Pinto da Costa (idem)
1.6 - Antonia Pinto da Costa ( idem).

2) José Fernandes da Costa ( nascido em 1886, falecido em 1930), casado com Maria Regina de LIMA ( CASAMENTO FOI EM 25.01.1912).
Filhos:
2.1 Luiz Lima da Costa ( ou Costa Lima) nascido em 18.07.1918, casado com Rita Maria Costa.
2.2 - João da Costa
2.3 - Rita da Costa
2.4 - Candida ( ?)
2.5 - Pedro Costa
2.6 - Miguel da Costa
2.7 - José da Costa
2.8 - Sebastião da Costa
2.9 - Ana Maria da Costa ( nascida em 23.09.1915) Tiveram onze filhos, só tenho nome de alguns.

3 - Luiz Severiano da Costa casado com Izabel Alexandrina Borges. Tiveram 14 filhos, 65 netos .

4 - Pedro Paulo da Costa ( nasceu 18.06.1896, faleceu em 1987). Teve 37 filhos em dois casamentos. Vivos foram mais de 25. Do primeiro casamento nascidos entre 1922 a 1944. Do segundo casamento com Eliza os descendentes vivem em Lages Pintadas - RN. Muitos descendentes dele que se assinam Costa moram ainda lá.

5 - Antonio Paulo Costa - se casou com Luiza da Silveira Nunes. Só tenho o nome de três filhas.
5.1 - Rita Dalila da Costa, casada com Manoel Marques Ferreira, tiveram 9 filhos .
5.2. - Ana Ferreira , casada com Gonçalo Marques Ferreira, tiveram onze filhos.
5.3 - " Cotinha" (?) não tenho nem o nome correto

6 - João Paulo da Costa - casado com Joaquina Francisca dos Santos, tiveram nove filhos
6. 1 - Assindino Rodrigues da Costa ( nascido em 1928) casado comTerezinha Linhares
6.2 - Miguel Rodrigues da Costa
6.3 - José Rodrigues da Costa
6.4 - Adauto Rodrigues da Costa
6.5 - Silvino Costa
6.6 - Adalgiza Costa
6.7 - Luiza da Costa
6.8 - Euclides da Costa
6.9 - Alzira Rodrigues da Costa.

7 - Ignácio da Costa .Todos os dados que tenho não foram confirmados. Nasceu depois de 1896. Seus filhos nascidos depois de 1925.
foi casado com Cristina
7.1 - Antonio Costa
7.2 - Vicente Costa
7.3 - Ester Costa
7.4 - Maria Costa
7.5 - Pedro Costa
7.6 - Antonia Costa

8 - Pascoal Costa ( saiu de Santa Cruz por volta de 1910 ).

9 - Rita Regina da Costa ( casou-se com Eduardo Pinto de Souza - seu tio - em 1916). Não tiveram filhos. Moravam em um sítio perto do açude. Eduardo viveu mais de 100 anos, morreram na década de 80 .

10 - Candida Costa

11 - Izabel Galdina da Costa, casou-se com Pedro Paulo dos Santos em 16.02.1920,

O ancestral mais remoto que encontrei dessa família trata-se de ANTONIO JOSÉ DA COSTA (meu tetravô), nascido aproximadamente em 1785. Era casado com Inácia Maria da Conceição. Faleceu no dia 12/06/1845, em Santa Cruz (RN), onde morava e foi enterrado em Cuité (PB).
Registro de seu óbito:

Aos doze de junho de mil oito centos e quarenta e cinco nesta matriz de Cuité de grades abaixo sepultou-se involto em hábito branco o cadáver de ANTONIO JOSÉ  DA COSTA, de sessenta annos de idade, casado com Ignácia Maria da Conceição da  Freguezia de Santa Rita do Thrahiri, fallecido de estupor sem os sacramentos, por não procuralos a tempo, encomendado por mim, do que para constar faço este assento, que assigno. O condj. Vice-Vigário Manoel Cassiano da Costa Pereira.”(Livro de Óbitos da Paróquia de Cuité).

Sobre ANTONIO JOSÉ DA COSTA não encontrei nenhum outro registro.
Todavia, tenho documentos que indicam que ele seria neto de ANTONIO RODRIGUES DA COSTA que, segundo Coriolano de Medeiros no seu “Dicionário Corográfico do Estado da Paraíba”, requereu terras na região onde fica Araruna, em 24/10/1766.
Um de seus filhos foi ANTONIO PAULO DA COSTA, nascido aproximadamente em 1827, casado com LUIZA MARIA DA CONCEIÇÃO, nascida aproximadamente em 1830, pais de MANOEL NORBERTO DA COSTA, meu bisavô.
MANOEL NORBERTO DA COSTA, nascido em 1859, casou-se em 23/01/1883, em Santa Cruz (RN) com JOAQUINA EUSTAQUILINA DE OLIVEIRA.
Consta do registro:

“Aos vinte trez de janeiro de mil oitocentos e oitenta e trez, no sítio Allívio desta Freguezia, obtidas as cerimônias canônicas emanadas da doutrina cristã e confessados justa presentinos uniram, em matrimonio, os contraentes MANOEL NORBERTO DA COSTA e JOAQUINA EUSTAQUILINA D’OLIVEIRA, elle, filho legítimo de ANTONIO PAULO DA COSTA e LUZIA MARIA DA CONCEIÇÃO, ella filha legitima de MANOEL FRANCISCO DE OLIVEIRA e INÁCIA MARIA DA CONCEIÇÃO, e lhes dei as benções nupciais presentes as testemunhas EMIGIDIO JOSÉ DE SOUSA E  
MANOEL FERNANDES DE OLIVEIRA e, para constar lavrei o termo. Vigário Antonio 

Raphael de Mello Gomes.(Livro de Casamentos número 2 – fl. 64103 –Paróquia de Santa Cruz)

25 comentários:

Turma de Edificações disse...

Também procuro por parentes da família Costa. Sou bisneto de Francisco Estevão da Costa e Maria Eugênia da Costa. Seus pais são Estevão Canuto da Costa e Maria Mercedes da Costa e por parte materna, Julião Canuto e Josefa maria da Conceição. Eles vieram para o Ceará partindo da região de Sousa - PB e de Caicó - RN

isabel pinto disse...

Esse pessoal ESTEVÃO CANUTO DA COSTA E MARIA MERCES OU MACI são de Pombal/PB,
Moravam no Sitio Bandana ou Bandeira em 1933, data que uma filha deles se casou.
No family search vc pode encontrar os registros.

Helio disse...

Olá também procuro por meus parentes, segundo minha mãe, eram de Florânia, seus avós eram João Trajano da Costa e Teodora Maria da Conceição, se puder ajudar agradeço.
Meu E-mail - hnas19@gmail.com
Abraços.
Helio Nascimento

Unknown disse...

Olá também gostaria de saber mas da minha origem,meu pai já falecido não era muito de falar da família só sei q eram do brejo de bananeiras é minha vó se chamava Maximina maria da Conceição só meu avô não tem registro nós documentos de meu pai q chamava Manoel Costa da silva

Unknown disse...

Olá, meu avô, já falecido, José Norberto de oliveira que era de cacimba de dentro PB é filho do Manoel Noberto da costa que é o seu bisavô

Unknown disse...

Boa tarde, sou da família costa, e procuro informações sobre quatro irmão que saíram de Catolé Do Rocha-PB por volta de 1870. Pedro Alves Da Costa, Joaquim Alves Da Costa, João alves Da Costa e Henrique Alves Da Costa. Todos se estabeleceram em Várzea Alegre-CE e formaram uma das maiores famílias da região.

isabel pinto disse...

Tenho muito interesse em entrar em contato com o neto de JOSÉ NORBERTO DE OLIVEIRA DE CACIMBA DE DENTRO. isabel.pinto@yahoo.com.br

Unknown disse...

Procuro parentes de Gemiliano Gomes da Costa, casado com Maria Merandulina da Conceicao, morou em Santa Rita-PB e Sapé-PB. Meu e-mail carmo1960@hotmail.com. Obrigada!

Unknown disse...

Sou neto de Miguel Antônio da Costa casado com Luiza Andrade da Costa (ambos se fixaram na região Potengi - São Pedro e São Paulo).

Unknown disse...

Sou neto de Miguel Antônio da Costa casado com Luiza Andrade da Costa (ambos se fixaram na região Potengi - São Pedro e São Paulo).
e-mail: gusttavocosta84@gmail.com

Unknown disse...

Procuro por parentes da família costa,meus avós se chamavam Luiz Gonzaga do Nascimento e francisca Alexandrina da costa, seus filhos são:Raimundo Luiz da costa, expedito Luiz da costa, Antônia da costa, Alexandrina da costa. Quem puder me dá alguma notícia eu agradeço

Unknown disse...

Meu avô era Cisero Florencio da costa

Unknown disse...

Procuro pelo pai do meu genro, Antônio Romero Rodrigues Costa , filho de José Francisco da Costa e Maria da paz Rodrigues. Campinas grande Paraíba. Nunca conheceu o pai ele eram bebê qd o pai foi embora, mais registrou ele , tem lembrança de uma irmã por parte de pai. A mãe dele faleceu ele tinha 4 anos. Tem muita vontade de conhecer o pai.

Unknown disse...

Campinas grande PB. Nome dele William Rodrigo costas.

Unknown disse...

De São Paulo capital

isabel pinto disse...

Infelizmente não se trata de DITE DE PESSOAS DESAPARECIDAS OU ENCONTRAR PARENTES,
O blog é de G E N E A L O G I A e de História.
Não faço buscas de pessoas. Existem blogs e sites especializados nisso. Esse NÃO É.
Portanto, infelizmente, NÃO POSSO AJUDAR DE NENHUMA FORMA.
Isabel -A autora do blog

Só sobre você disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá, tenho minha bisavó viva graças a Deus com 96 anos, ela se chama Maria Augusta da Costa.
Gostaria de saber mais sobre nossa família, quem puder ajudar ficarei grato.
Somos de Guarabira-PB.
Meu e-mail:
antoniomakrrao@hotmail.com
Contato:
83 98725-2766

isabel pinto disse...

Existem inúmeras famílias COSTA na Paraíba.
A única forma de saber sobre a origem de cada uma delas é fazendo a árvore genealógica.
Sugiro começar com a própria pessoas, depois os pais, avós e assim por diante.
Todas as informações estão nos documentos (certidões de nascimento, casamento e óbitos).
Construa a árvore em sites de genealogia como o Family search ou geneanet, que são gratuitos.
Na genealogia, muito importante saber o nome de solteiro, lugar que nasceu, dia mês e ano e quem foram os pais.
A família Costa a que pertenço tem origem no Rio Grande do Norte, no século XVIII, depois ramificações na Paraíba, como está no blog. Desconheço nome de colaterais que não estão listados em minha arvore e que viveram em SANTA CRUZ/RN , BANANEIRAS/PB entre 1790 a 1978, .


Unknown disse...

Boa Tarde Isabel,

"A família COSTA que busco teve origem no Brejo Paraibano, mas se espalhou pela Borborema Potiguar, especialmente na cidade de Santa Cruz".

Muito interessante como ver essa trajetória dos povos, saindo de um ponto, migrando para outros e isso não se apaga né, pq vem um depois de 200 anos e puxa tudo kkkkkk

Vejo que como na tua história, minha avó por parte de mãe tem os pais (José da Costa Lima e Maria Antônia da Conceição, são ambos ali de 1890 - 1910), pq minha avó (Olivia Maria de Oliveira é de 1935, nascida em Cajazeira) ai resumindo racioscinio, deve ter migrado para o RN pois se casou com meu avó que é de Santana do Mato, ou o véio foi passear pelas bandas e conheceu ela lá kkk e se foram para o CE depois rumo a SUMPAULO, onde hoje a maior parte da familia esta, alguns ainda foram descendo pro PR.

Eu montei a arvoré até os meus bisavos, agora é ir atrás destas certidões nestes municipios até chegar em 1500 kkk

Só sobre você disse...

dos nomes que contenho na minha arvore nenhum conhecide com alguem listado infelismente. também busco informações sobre familia costa, meu avô se chamava Abel Evangelista da Costa (casado com Antonia Mendes); meu bisavó Lucas Evangelista da Costa (casado com Maria Justina Oliveira Lima); meu trisavó Felis Vicente da Costa (casado com Maria Alves da Conceição). sei que meus avos viveram em Araruna/PB mas sei que a familia era da Serra de São bento/RN, e que meus bisavos viveram em cuité/PB. Eu só tinha nomes até meu avó e pelo familysearch encontrei mais informações e sigo buscando.
contato: helenaprxds@gmail.com

isabel pinto disse...

existem inúmeras famílias COSTA que não possuem nenhuma ligação entre si. Só fazendo a arvore genealógica para encontrar algum ancestral em comum. Infelizmente , não tenho informações sobre outras familias, até porque o sobrenome COSTA era muito comum o que dificulta muito.

Unknown disse...

Olá,me chamo Alan Gomes da Costa e curioso quanto a minha árvore genealógica parei aqui. Sou neto de um Euclides da Costa, que viveu em Itamataí, Paraíba, foi casado com Rozalina Ferreira da Costa. Não sei se sou quem procura. Meus tios vivem em Guarabira e eu moro com meus pais no RJ. Estarei salvando o link para voltar aqui caso tenha novas informações.

BlogdoR disse...

Eu nasci e resido no Brejo Paraibano e tenho o Da Costa no nome.

Irene Araújo Costa disse...

Sou da Família Costa por Parte de pai. Sou filha de José Abadio Costa e neta de Manoel Abadio Costa e Alice Hortêncio Costa. Meu avô nascido em 1910