domingo, 28 de abril de 2013

LIVROS DO INÍCIO SEC. XIX QUE MENCIONAM BANANEIRAS/PB

1) No livro Memórias históricas do Rio de Janeiro e das províncias annexas a jurisdição - José de Souza Azevedo Pizarro e Araújo - publicado 1822 - p. 189. Fonte: google books.
No verbete VILLA REAL DO BREJO DE AREIA temos:
"Villa creada em 18\05\1813.... a povoação e muito crescida e vai se espalhando diariamente com os estabelecimentos novos de várias fábricas, onde se distila a aguardente e se faz o mel para o fornecimento do povo e dos habitantes dos sertoens... no termo desta villa existem a povoação do BREJO DAS BANANEIRAS, que rival e opulenta disputa ser também creada em villa, tendo ali uma capella dedicada a Santa Anna; a de Garabira, com outra capela, a de Boa Vista* também com outra capela e de Santo Antonio do Molunga**, com capela dedicada ao mesmo santo"
* -Existe uma cidade perto de Campina Grande chamada Boa Vista, que teria sido fundada por TEODÓSIO DE OLIVEIRA LEDO no final do século XVII. Todavia, nas minhas pesquisas encontrei que a construção da primeira capela no local só foi iniciada em 1818, restando concluída em 1838, o que parece indicar que não se trata da mesma capela e sim de outra SANTO ANTONIO DA BOA VISTA, erigida na aldeia do mesmo nome, que já mencionei em outro tópico do blog.
** também chamada de Santo Antonio dos Molungús.

2) No livro Diccionário Geographico Histórico e descriptivo do Imperio do Brazil - Volume I - p. 173- de 1845 de J. C. R Milliet de Saint-Adolphe de 1845. Fonte: google books.
BANANEIRAS- Villa medíocre e de pouco trato da província da Paraíba, foi originalmente uma povoação do mesmo nome, a qual como se fosse engrossando, e tornando-se sucessivamente mais populosa, a assembleia provincial por lei promulgada no anno de 1835, a elevou a categoria de villa. Sua igreja de que é padroeira Santa Anna só depois desta época é que foi condecorada com o título de parochia do Brasil. Há nesta villa uma feira no sítio chamado Várzea ***
*** Creio que se trata de Tacima, antigamente chamada de VARZEA de TACIMA.

3) No livro Memórias contendo a biographia de Vice Almirante Luiz da Motta Feo e Torres, de João Carlos Feo Cardoso de Castelo Branco e Torres, de  1825, p. 129, fala da povoação de Bananeiras, como distrito de Mamanguape, já em 1805.

Nenhum comentário: